quarta-feira, 11 de abril de 2012

Façam bom proveito..

Diquinhas da Nina

(conservação de roupas, calçados, brinquedos, etc..)

1. Tenha sempre em casa um “papa bolinhas”, para retirar pelinhos e bolinhas que se formam nas peças quando são lavadas a máquina .

2. Para retirar manchas de canetas esferográficas, antes de lavar a peça, esquente um pouquinho de leite e jogue em cima do rabisco, dê uma esfregadinha com uma escova de dente, que tem as cerdas mais delicadas..depois lave com detergente transparente e coloque na maquina normalmente, o detergente retira a oleosidade do leite..(esta diquinha foi da Ana Portugal)

3. Para retirar manchas de óleo, use detergente e água quente...

4. Corte qualquer linha solta na roupa, em seguida dê uma leve queimada na pontinha, para não desfiar outra vez..obs: cuidado com tecidos sintéticos no fogo..pois eles derretem..

5. Ixi...o cadarço do short foi engolido? Use um alfinete para fraldas..prenda direitinho e repasse o cadarço..

6. Para retirar pelos de roupas de lã, se o papa bolinhas não resolver, use uma gillete, com muito cuidado pra não danificar a peça..

7. Nunca use Vanish para remover manchas em bichos de pelúcia, pois danifica a fibra e enche de furos nas costuras.

8. Brinquedos de plástico, móveis, eletrônicos, etc..podem ser limpos com lencinhos umedecidos.

9. Não use alvejantes em sintéticos, a fibra sintética não comporta este tipo de produto químico.

10. Se for guardar algum brinquedo de seu filho que precise de pilhas, remova todas, a pilha oxida com o tempo e corrói o brinquedo.

11. Limpe a parte de borracha dos sapatos e tênis com uma buchinha de cozinha e detergente neutro, somente. Nunca use Veja, Cloro ou qualquer outro produto, pois pode amarelar e queimar o plático em contato com a luz.

12. Lave seus bichinhos de pelúcia na máquina (coloque a máquina para bater roupas leves). Depois de secos passe uma escovinha para tirar os pelinhos que podem ficar grudados.

13. Use nugget em seus calçados, ajuda a mantê-los sempre novinhos e limpos. Se o sapato for de couro ou tecido e der uma esfoladinha, compre tinta Acrilex para tecido na mesma cor e pinte...Funciona bem.

14. Se for guardar as roupas de seus filhos para ele ou para um próximo filho, tenha cuidado ao armazenar. Guarde em um plástico azul, evita o contato com a luz que pode queimar os tecidos. Lave bem, use as dicas de lavagem. Por exemplo..leite é oleoso, antes de lavar as peças com regurgitados, lave o colarinho e as manguinhas com detergente.. Vc pode colocar em uma mala, dentro do saco azul, para evitar que as traças descubram e façam a festa)

15. Para limpar bonecas de borracha , use bucha de cozinha e detergente neutro , não passe produtos mais fortes, com o tempo podem criar manchas irreversíveis e ficarem opacas..Os cabelos das bonecas tem jeito...é só vc lavar com shampoo..passar condicionador ou amaciante e ir desembaraçando com calma, depois coloque em um pote de porcelana água quente e em outro água com gelo..vá desembaraçando e dando choque térmico..coloque o cabelo na água quente e fria e penteie..os cabelos ficam novos..(esta diquinha foi do Alex e do Vitor)

16. o lado verde da buchinha de cozinha funciona melhor que a gilete e o papa bolinhas para bolinhas e pêlos nas roupas. Elas ficam como novas!(dica da Aline)

17. Para limpar sapatos em nobuck ou pelica, use sabão de côco ou branco (lux) , após enxaguar bem, passe amaciante de roupas diluido em água..depois que secar passe uma escovinha e pronto.

18. Lave sempre os brinquedos de banho do seu filho, coloque de molho, dê uma fervida..eles são os mestres em juntar fungos e bactérias, dê preferência aos bichinhos sem furos, pois entra água e dá lodo...e aos 3 meses eles levam tudo a boca e aí vc já sabe...

19. A banheira dos seus filhos pode ser lavada com uma buchinha usando shampoo ou detergente neutro.

20.Roupas brancas: use o velho truque de colocar ao sol dentro de um saquinho transparente. A peça deve estar molhada e com sabão azul ou de côco em barra, vale uma esfregadinha antes. Se ainda assim a peça não clarear temos duas receitas:

· Algodão tricoline ou cambraia

Na máquina misture uma colher de bicabornato de sódio , três colheres de álcool etílico, duas tampinhas de cloro e sabão(o de costume).

· Malha de algodão:A mesma receita sem o cloro, pois danifica a malha..(esta diquinha é da Donana)

OBS: Vcs perceberam que o detergente é um ótimo aliado das mamães? Hehehehe

4 comentários:

  1. Realmente, essas dicas são maravilhosas! Afinal de contas, faz parte do "ser mãe" saber tirar as manchas das roupas, né...

    ResponderExcluir
  2. ganhei um cachorrinho da fisher price de uma amiga que o filho estava desapegando veio um pouco encadido o boneco tem orelha mão e pé que apertando fala e faz som como devo limpar com lenço umidecido mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Rico Cupcakes,a da minha filha está com mofo!Por favor,tambem gostaria de saber como proceder.Minha filha ama aquela cachorrinha,e aqui em Santos tudo mofa por causa da maresia.Não tenho idéia de como limpar.
    Obrigada

    ResponderExcluir